MALAITA – A ilha onde as conchas servem como moedas.


Em algumas partes do mundo as moedas não são de ouro, prata ou cobre! Por exemplo, em Papua Nova Guiné, flores e folhas são usadas como dinheiro, nas ilhas do Pacífico, onde a moeda atual consistiu-se em conchas coletadas na praia e entrelaçadas em grandes colares servem como moedas de câmbio e são usadas para comprar qualquer tipo de mercadoria. Isso acontece principalmente em Malaita, a maior ilha da província homônima que pertence ao arquipélago das Ilhas Salomão.

Embora esta forma de pagamento tenha sido oficialmente abolida em 1933, em algumas regiões, as conchas de marisco ainda são usadas muito usadas por lá como dinheiro. Claro que não é qualquer tipo de concha como as que encontramos aqui no Brasil, trata-se de um tipo específico de concha que além de sua utilidade financeira, existe a mística que estas pequenas conchas podem mostrar o caminho da riqueza para quem as utiliza como forma de pagamento. Em Malaita, a ilha mais populosa das Ilhas Salomão, as conchas são aceitas na maioria dos lugares para a troca de bens assim como nosso dinheiro no meio circulante.


Para termos uma ideia das coisas que se podem comprar com as conchas,"um colar de conchas escuras vale duas latas de atum, enquanto os vermelhos podem valer muito mais latas do pescado! Com um colar você compra um atum tão grande que poderia alimentar toda uma família", a concha realmente possui um grande poder de compra e aceitação.


Mas assim como o nosso dinheiro possui suas unidade monetárias e seu fracionamento, em Malaita funciona quase igual, pois tudo depende da cor e da forma destas conchas. O melhor de tudo é o banco central de ilha, uma vez que só existe um lugar na ilha onde se pode encontrar essas conchas, ou seja, na área de uma lagoa chamada Langa Langa, onde existem ilhas artificiais construídas pelos habitantes locais com o objetivo de se distanciarem de povos canibais. Ali estão as conchas vermelhas, brancas e pretas em um banco central totalmente paradisíaco. Quem não gostaria de trabalhar em um banco assim?  Enquanto todas as outras ilhas do Pacífico substituíram por moedas as famosas conchas, em Malaita elas continuam a ser usadas e pode parecer muito estranho, mas os habitantes respondem: "O que é um monte de dólares? Apenas um pedaço de papel impresso ao qual atribuímos um valor. O mesmo acontece com as nossas conchas".



Fontes e Referencias: 
Green Me - Web / Mundipédia - Ilhas Salomão / Bruno Diniz - Numismática e curiosidades
Postagem Anterior Próxima Postagem