320 ANOS CASA DA MOEDA DO BRASIL - A maior raridade não foi cunhada em ouro, prata ou bronze. Confira!

Raro blister comemorativo alusivo aos 320 anos da Casa da Moeda do Brasil - 8 de Março de 2014 - Acervo Diniz Numismática
Não é só de numismática, notafilia e filatelia que se vive um colecionador. A medalhística também é bastante apreciada por alguns de nós, principalmente quando as medalhas são cunhadas como moedas... Aí começa nossa postagem de hoje, quando a casa da moeda fez 320 anos em 2014 uma série de medalhas foram produzidas em comemoração ao fato! Foram medalhas de ouro (Hoje esgotadas), Medalhas de prata que quase não foram vendidas (restam 223 das 295 produzidas) e medalhas de bronze que infelizmente também não caíram nas graças dos colecionadores (restando 127 das 500 produzidas) Para agradar ao colecionador não é preciso cunhar algo em metal nobre! Basta que seja um item de pouca tiragem e considerado exclusivo, que eles já iniciam uma corrida frenética em busca de mais uma raridade. Esta raridade da imagem é a simples demonstração deste sentimento que explanei aos amigos... Assista ao vídeo e veja a peça em maiores detalhes:
Uma série de medalhas simples e cunhadas quase como moedas, ainda trazem em seu blister todas as informações pertinentes ao ato comemorativo. Fiz algumas ligações para descobrir quantas destas peças foram de fato cunhadas e a quem foram entregues. Até hoje, desde seu lançamento, esta informação não é postada ou divulgada de forma precisa ou quase precisa para os colecionadores de plantão. Buscar tais informações, mesmo que comerciais nos ajudam a perceber o grau de raridade da peça e sua busca no mercado. Elas são douradas, o material ainda é um mistério, mas certamente a liga metálica utilizada não é de boa qualidade o blister é composto por três peças em cada uma um numero correspondente ao algarismo que forma a idade da casa da moeda 3,2 e 0. Traz também as inscrições Casa da moeda do Brasil – ano 320 – 1694/2014. Mas vamos voltar ao tema da ligação que fiz para a Casa da Moeda em busca de informações... Eles me informaram que foram produzidas por volta de um centena destas peças e que o objetivo era presentear e cerimônia comemorativa ao fato algumas autoridades do governo federal e algumas outras pessoas, como funcionários e etc...  O fato é que a peça acaba chegando de uma forma ou de outra em nossas mãos colecionistas. Posso dizer que sou um sortudo! Tenho um amigo que trabalha na casa da moeda e que sempre se lembra de mim quando aparecem peças assim tão curiosas... Essa da foto é parte do meu acervo e já vale algumas centenas de Reais... Espero que ele continue me presenteando mesmo depois de ler minha postagem.  



Postagem Anterior Próxima Postagem