TESOUROS DA UCRANIA - 150 Anos do Estabelecimento da Ópera Nacional Taras Shevchenko da Ucrânia.


Fundado no verão de 1867 por Ferdinand Berger, seu fundador conseguiu convidar muitos cantores, músicos talentosos e o conselho da cidade para prestigiarem a recém-criada ópera usando o Teatro da Cidade (construído em 1856). Oficialmente, o teatro foi nomeado o Teatro da Cidade, mas era mais comum e conhecido como a Ópera Russa.

A primeira apresentação ocorreria no dia 8 de novembro de 1867, sendo decretado feriado na cidade devido a importância cultural do evento. O bom desempenho da ópera Askow's Tomb por Alexey Verstovskyfoi a debut da troupe, teve sucesso inicial atribuído aos talentos vocais da época de O. Satagano-Gorchakova, F. L'Vov e M. Agramov, mas também à trama cativante tirada de algumas páginas da história antiga da cidade.

As primeiras performances foram principalmente óperas russas, incluindo Ruslan e Ludmila de Mikhail Glinka , Rusalka de Alexander Dargomyzhsky , Maccabees de Anton Rubinstein e The Power of the Fiend de A. Serov , além de óperas européias traduzidas, incluindo The Barber of Seville by Rossini , The Casamento de Figaro de Mozart , Der Freischütz de Weber , Lucia di Lammermoor de Donizetti e óperas de Giuseppe Verdi, que se tornaram as favoritas dos Kievites.

Em 4 de fevereiro de 1896, após uma apresentação matinal de Eugene Onegin por Tchaikovsky, um incêndio gerado a partir de uma vela consumiu todo o edifício em algumas horas. Uma das maiores bibliotecas musicais da Europa, juntamente com inúmeros figurinos e adereços de estágio de muitas performances, foram perdidas durante o incêndio. Após o incêndio os espetáculos seguintes foram realizados em outros locais durante vários anos, incluindo o Teatro Bergonie (hoje Teatro Nacional do drama russo), chegou a ser utilizado até mesmo a arena do famoso Circo de Krutikov.

Após o incêndio, o Conselho Municipal anunciou a competição internacional para projetar um novo edifício para o Opera Theatre em Kiev. A proposta vencedora foi feita por Victor Schröter. O exterior foi projetado em estilo neo-renascentista e respondeu às necessidades dos atores e dos espectadores. O interior foi redesenhado em um estilo clássico chamado Moderno vienense. No entanto, sua maior conquista é considerada o palco - um dos maiores da Europa, projetado para os mais recentes padrões de engenharia. Em 29 de Setembro de 1901, a abertura solene da nova premissa do teatro aconteceu com um desempenho de cantata Kyiv pelo compositor Wilhelm Hartweld (1859 - 1927) e uma apresentação da ópera de vida para o czar por M. Glinka.

As moedas:

Valor facial: 5 UAH
Metal: Níquel
Diâmetro: 35,0mm
Cunhagem: 50.000 peças UNC

Valor facial: 20 UAH
Metal: Prata 925/1000
Diâmetro: 50,0mm
Peso: 62,2g

Cunhagem: 2.000 peças.
Postagem Anterior Próxima Postagem