OS 60 ANOS DO CINQUECENTO! - Moeda comemora os 60 anos do Fiat 500.


O Banco central Italiano cunhou uma moeda comemorativa de 5€ em prata para comemorar os 60 anos do Fiat 500 sob o design da artista italiana Claudia Momoni. O modelo da Fiat surge na "anverso" e no "reverso" de uma edição especial de 4.000 moedas, destinadas aos colecionadores lá do país da bota!

Apresentada pelo ministro italiano de Economia e Finanças, o reverso da moeda recorda que o primeiro Fiat 500 surgiu em 1957 e associa-o à República Italiana, enquanto o anverso recorda o "velho" 500 e reproduz o atual 500.

Para os italianos, esta moeda é mais do que a celebração do aniversário de um automóvel histórico. É o reconhecimento de um modelo que, no final dos anos 50 colocou a Itália sobre rodas, afirmando uma imagem de design cuja evolução mantém toda a atualidade até os dias de hoje.

Não podemos esquecer que a reputação do Fiat 500 fez dele não só um ícone do mundo automóvel, mas também um peça de design, e isso garantiu-lhe um lugar na colecção do Museum of Modern Art (MoMA) em Nova Iorque e certamente irá garantir um lugar em sua coleção numismática, pois já nasce sendo uma raridade com 4.000 peças cunhadas.

Ainda sobre as moedas...
Apenas 4.000 exemplares da moeda serão produzidos e poderão ser encomendados no Istituto del Poligrafico e della Zecca, por €40 a unidade.
 
Na Filatelia...
Além da moeda, a Fiat preparou um selo especial dos correios italianos para o aniversário do carro. O selo mostra a evolução do modelo desde o seu lançamento em 1975 até os dias de hoje.



Na indústria automotiva...
A FIAT possui lançamento previsto de modelos especiais do veículo até a saída do novo modelo em 2019. O novo modelo comemorativo, vem com a pegada do design antigo. 






Postagem Anterior Próxima Postagem