Bruno Diniz

Históriador pela UDF - Brasília, Nasci em 1980 na capital de todos os brasileiros, sou filho de militar e fui militar, dando continuidade ao legado de minha família. Sou numismata e colecionador de diversos itens desde 1992. Sou integrante do Clube de Desbravadores Cruzeiro do Sul - Clube que pratica uma forma similar ao escotismo no Brasil e no Mundo, ligado a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Lá vivi grande parte de minha infância e inicio da juventude e vivo a missão de servir a Deus e ensinar as crianças. Foi nos desbravadores que aprendi a importância da ciência numismática durante um evento chamado "campori" que aconteceu na cidade de Ilha Solteira - SP, ao visitar um stand de exposição e comércio de moedas no local. No clube me aprofundei nos assuntos fazendo a especialidade de NUMISMÁTICA e NUMISMÁTICA AVANÇADA. Hoje a ciência numismática é uma das maiores paixões da minha vida. Tenho orgulho em poder preservar a história do Brasil e do mundo por meio do colecionismo de cédulas e moedas. Espero que você também possa ser tocado por esta arte tão peculiar.

BREVE RELATO

Minha coleção sempre ficou guardada e nunca exposta para a apreciação do público. Mantive a coleção guardada por medo de expor as peças. Em 2011 fui convencido por minha esposa que achava incentivador mostrar as peças e participar mais do meio numismático. Resolvi encarar o desafio de efetivamente participar do meio, pois o carinho demonstrado pela ciência iria muito além do que podemos compreender, e foi quando surgiu a ideia de criar o blog Diniz Numismática, para mostrar peças, postar estudos, matérias e outros assuntos relacionados ao meio numismático, reforçando principalmente o objetivo de transformar juntadores em colecionadores.

GANHANDO O BRASIL E O MUNDO TENDO UM BLOG COMO FERRAMENTA
O envolvimento foi tão intenso que ao criar o blog, logo ele se transformou em um canal de descoberta e informação para os outros colecionadores com falta de acesso aos materiais do ramo, uma opção fora dos fóruns aproximando a numismática ainda mais aos colecionadores mais distantes, o blog tem grande aceitação no meio iniciante e amador. Hoje nosso blog é acompanhado por colecionadores em mais de 70 países.
UM FENÔMENO NUMISMÁTICO NAS REDES SOCIAIS
Já conto com o apoio de aproximadamente 35.000 entusiastas e seguidores da arte numismática, notafílica e colecionista em geral, sendo destaque na rede social Google+ com um número crescente de mais de 27.000 adeptos. Hoje é seguramente o perfil mais seguido do ramo numismático e notafilico do Brasil e um dos principais do mundo, por meio da coleção ENTRE CÉDULA, MOEDAS SELOS E HISTÓRIAS. Uma coleção que faz a junção do objeto histórico e os fatos ocorridos durante sua utilização. Tenho a pretensão de apresentar aos leitores histórias que os livros não contam.
REALIZAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA A NUMISMÁTICA

- Em 2013 Fui convidado a participar da primeira organização virtual de numismática do Brasil à AVBN - Associação Virtual Brasileira de Numismática, na figura de 1º Presidente da entidade criada em Março de 2013. Onde fui criador e idealizador da arte e conceito da logomarca da AVBN. Lá também criei o conceito da arte do carimbo marca d'água que estampam as cédulas de um Cruzeiro comemorativas a fundação da AVBN.

- Fui convidado a escrever a coluna sobre numismática e notafilia  para o Jornal FILACAP edição impressa, contribuindo com artigos do ramo numismático, notafilico e histórico.

- Em 2013 voltei ao clube de Desbravadores Cruzeiro do Sul como Sub-conselheiro com a missão de formar mais uma geração de numismatas por meio da especialidade de NUMISMÁTICA do clube. Por convite do Diretor Marcos Agostinho. A Unidade DRACO foi meu destino, e foram muito especiais, aceitando o desafio de formar todos os membros da unidade na especialidade com a liderança do também Conselheiro Julian Sampaio.

- Sou fundador do grupo Feira Virtual de Numismática no facebook, que aproxima vendedores e compradores em ambiente virtual. Fomentando o colecionismo em todo o Brasil, contando com mais de 2.000 membros.

- Fui reconduzido em 2016 a Presidência da AVBN - Associação Virtual Brasileira de Numismática onde permaneci até o inicio de 2017.

- Contribuí com artigos em 2015/2016 que ajudaram o Jornal FILACAP a ser agraciado como o Prêmio PRATA GRANDE na LUBRAPEX 2016 em Viana do Castelo em Portugal durante o mês de maio de 2016.

- Em Outubro de 2016 foi realizada a 1ª Exposição Numismática e Notafílica do Clube de Desbravadores Cruzeiro do Sul - Brasília/DF - Preparação para aplicação da especialidade de Numismática para crianças e jovens.

- Em 2016 recebi a missão de promover o  Desenvolvimento da especialidade de NOTAFILIA para Clubes de Desbravadores do Brasil, com o apoio do Clube Cruzeiro do Sul.

- 2017 No dia 10 de Janeiro recebi destaque na página do Google Internacional pelo sucesso com o perfil Entre cédulas, moedas, selos e historias, que em apenas um ano alcançou a marca de 20.000 seguidores na rede. Um marco histórico para o ramos da numismática na web!
-2017 Fevereiro - Recebi convite para integrar o programa de desenvolvedores de conteúdos originais do Google. O Google CREATE foi a porta que faltava para que a numismática fosse levada com mais força aos seguidores de toda a rede

- 2017 Maio - Criada a comunidade "Clube do colecionador" no Google, Trazendo downloads, dicas e materiais para todos os colecionadores do mundo! Tudo de forma gratuita.

- 2017 Setembro - Convidado para escrever artigos numismáticos para a UNAN. Convite feito por Don Carlos Torres Gandolfi, fundador da Unión Americana de Numismática.
Bruno Diniz Bruno Diniz Reviewed by BRUNO DINIZ on outubro 17, 2017 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.