Glossário

Recebemos neste blog um número muito grande de visitantes que estão conhecendo o colecionismo de um modo geral. Explicar os significados das palavras que usamos é muito necessário, para que estas pessoas possam se desenvolver nestas áreas que aqui abordamos. Os estudiosos e colecionadores mais experientes também precisam consultar de vez em quando uma palavrinha ou outra que nossa memória pode não nos ajudar a lembrar, por isso o uso do Glossário é tão importante para todos nós.

Glossário é um tipo de dicionário específico para palavras e expressões pouco conhecidas, seja por serem de natureza técnica, regional ou de outro idioma. Por norma, o glossário forma o capítulo inicial ou final de determinada obra literária, listando em ordem alfabética as acepções corretas dos termos mais peculiares presentes ao longo texto.

As palavras que aparecem no glossário são geralmente pouco conhecidas, principalmente por representarem conceitos técnicos e complexos, de conhecimento majoritário dos indivíduos familiarizados com determinada ciência ou área. Nos glossários também podem aparecer os significados contemporâneos de expressões ou palavras extintas, mas que serviam para definir corretamente determinados conceitos ou situações em tempos antigos.

Nas obras literárias, os glossários também podem servir para explicar alguns neologismos criados pelo autor, e que não poderiam ter sido esclarecidos durante o texto, pois faria com que o leitor perdesse o ritmo da leitura.

Em alguns trabalhos acadêmicos ou científicos, os glossários são considerados essenciais para a fácil identificação de termos e conceitos que ajudam ao leitor a compreender o direcionamento da interpretação dada pelo autor do estudo ao seu trabalho.

Existem diversos tipos diferentes de glossário, por exemplo: um glossário bilíngue, quando as palavras são explicadas e traduzidas para outro idioma; glossário de assuntos específicos como o colecionismo numismático, filatélico, notafilico e telecartofilista, que explicam termos técnicos, utilizados por estudiosos ou colecionadores destas áreas ou pessoas que têm interesse em descobrir os seus significados, além de termos científicos.


Bruno Diniz
Historiador , Numismata e Notafilista 
Glossário Glossário Reviewed by BRUNO DINIZ on outubro 18, 2017 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.