O GARRAFEIRO

A infância vivida ao lado das moedas

Muitas pessoas não lembram nem o que comeram ontem! Eu possuo uma memória passada muito boa, sendo capaz de lembrar coisas que ocorreram antes dos meus quatro anos de idade.
Lá no longínquo (para mim) ano de 1984, eu estava sentado brincando dentro de casa. Morávamos em um casebre de madeira na Candangolândia (vulgo barraco) grande e espaçoso, e ali seguia o dia, até que eu ouvia a voz de um senhor que sempre vinha empurrando um carrinho de madeira em meio ao poeirão,  gritando com uma voz firme e longa!

Ooooooolha o garrafeeeeeeeeiro!
Ooooooolha o garrafeeeeeeeeiro!

Eu corria para juntar as garrafas e esperava no batente de casa a minha vez de entregar ao moço algumas garrafas por alguns centavos... Era uma verdadeira festa!!! O padrão monetário da época era o Cruzeiro que vigorou de 15/05/1970 a 14/08/1984... As moedinhas sempre eram esperadas, pela simples diversão de trocar garrafas por pratinhas... Quando somos crianças, qualquer coisa nos diverte. As memórias de infância são importantes para que os mais jovens possam ao menos imaginar como as coisas aconteciam em determinadas épocas! 
Postagem Anterior Próxima Postagem