5000 RÉIS SANTOS DUMONT E SUAS CURIOSIDADES

A última prata circulante no Brasil...


Em 1936, a Casa da Moeda do Brasil lançou uma moeda comemorativa de 5000 réis com a efígie de Santos Dumont, pai da aviação no reverso e com uma asa representando a aviação no anverso.
Alberto Santos Dumont foi um aeronauta, esportista e inventor brasileiro. Dumont é considerado por muitos brasileiros como o inventor do dirigível, do avião e do ultraleve.
Santos Dumont projetou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Esse mérito lhe é garantido internacionalmente pela conquista do Prêmio Deutsch em 1901, quando em um voo contornou a Torre Eiffel com o seu dirigível Nº 6, transformando-se em uma das pessoas mais famosas do mundo durante o século XX. Com a vitória no Prêmio Deutsch, ele também foi, portanto, o primeiro a cumprir um circuito pré-estabelecido sob testemunho oficial de especialistas, jornalistas e populares.
Santos Dumont também foi o primeiro a decolar a bordo de um avião impulsionado por um motor a gasolina. Em 23 de outubro de 1906, ele voou cerca de 60 metros a uma altura de dois a três metros com o Oiseau de Proie' (francês para "ave de rapina"), no Campo de Bagatelle, em Paris. Menos de um mês depois, em 12 de novembro, diante de uma multidão de testemunhas, percorreu 220 metros a uma altura de 6 metros com o Oiseau de Proie III. Esses voos foram os primeiros homologados pelo Aeroclube da França de um aparelho mais pesado que o ar, e possivelmente a primeira demonstração pública de um veículo levantando voo por seus próprios meios, sem a necessidade de uma rampa para lançamento.
Anverso: Apresenta o valor de circulação legal de 5000 Réis, e em sua parte superior apresenta a palavra Brasil, no centro da moeda há a presença de uma ASA aberta, essa é a mitológica asa de Ícaro, o primeiro homem que teve o sonho de voar. Ícaro construiu asas de cera de abelha e penas de aves e se lançou de um despenhadeiro em Creta no mar egeu, buscando alcançar a Itália, porém na lenda de ìcaro, as asas derreteram quando ele se aproximou do sol. E a moral da história era de que todos os mortais deveriam respeitar os desígnios dos deuses, inclusive para poder ou não voar.
Como Ícaro sempre foi a simbologia do desejo do homem de voar, suas asas como símbolo foram usadas por Santos Dumont , por isto as asas cunhadas na moeda comemorativa



UMA CURIOSIDADE SOBRE A MOEDA
A última emissão de uma moeda de prata para circulação comum cunhada no Brasil foi justamente de 1936 até 1938, e a moeda de 5$000 Réis homenageando Santos Dumont também marcou a história monetária brasileira por ser a última prata a circular no comércio brasileiro.



INFORMAÇÕES TÉCNICAS
A moeda em questão é de prata 600, ou seja 60% prata e também possui em sua composição 40% cobre.



Especificações:
Diâmetro: 27,5mm - Espessura: 2,2mm - Peso: 10,0g - Bordo: liso



Cunhagem
C-448: 1936 - 1.986.000
C-456: 1937 - 414.000
C-465: 1938 - 994.000



DAS RARIDADES
Podemos afirmar que a moeda de maior raridade é a peça datada de 1937 por sua baixa cunhagem.
Postagem Anterior Próxima Postagem